A crescente importância e participação do mundo virtual no mundo real
04/12/2009 14:24Fica cada vez mais claro que a Internet é algo imensurável. Contudo, maior ainda é seu poder de aproximação entre pessoas e entidades, seja lá qual forem os perfis, focos ou atuação delas.
Partindo deste ponto de vista, o mercado industrial deve sim ser inserido neste contexto, já que as oportunidades e possibilidades que a Internet oferece são tão ampliadas. Vejam só alguns dados estatísticos interessantes divulgados pelo Portal UOL:
> A Internet tem 63 milhões de usuários no Brasil
> O número de internautas em nosso País é a mesma da população do Canadá multiplicada por dois
> É o meio que mais cresce em penetração no Brasil, com aproximadamente 40% da população
> Não apenas as Regiões Sul e Sudeste têm grande penetração, mas o Nordeste também vem forte. Em São Paulo temos 39% da população, em Salvador 41% e no Distrito Federal 50% de usuários
Além de todos estes dados, no cenário mundial o Brasil ocupa a sétima colocação em audiência online, a sétima posição em publicidade geral e apenas o décimo quinto lugar em publicidade online. Isso mostra que há um grande potencial pouco explorado até o momento.
Entretanto, cada vez mais as ações dos profissionais de Marketing e de Vendas têm migrado para o mundo virtual, o que é muito correto e extremamente necessário. Esta tendência também tem se apresentado no mercado B2B, principalmente pela necessidade de redução de custos de produção e impressão de materiais.
Na verdade, esta redução deve ser chamada de “otimização dos investimentos”, pois além da vasta opção de formatos e ações que a Internet possibilita, a individualização e a proximidade na relação com o público-alvo são fantásticas. Com isso, a grande utilização de ferramentas que passam por e-mails mtk, catálogos inteligentes de produto e revistas navegáveis é um tiro certeiro.
———
Back