Marcas B2B valem menos por falta de branding
01-12-2009 11:34Entenda a importância da gestão de marca para o setor industrial
Para Augusto Nascimento, consultor de branding da BBN Brasil, grande parte das marcas B2B podem valer mais e aumentar o valor de mercado de sua empresa. Segundo ele, está provado que as marcas B2B aparecem menos que as marcas B2C e, com isso, são avaliadas como marcas menos valiosas.
O crescimento da corporação e o aumento dos lucros são algumas das vantagens de uma gestão de marca bem-sucedida. É importante que os gestores de Marketing, mesmo os oriundos da engenharia ou da produção, percebam que otimizar a imagem da empresa é uma estratégia que sempre agregará valor aos negócios.
Segunda colocada no ranking 2008 das marcas mais valorizadas do mercado, a General Eletric (GE) é um bom exemplo de uma empresa prioritariamente B2B que conseguiu criar o valor máximo para sua marca. No entanto, a maior parte das marcas B2B só atingem de 20% à 25% do valor total da empresa, uma proporção baixa se comparada à média de 60% das marcas B2C.
Para os profissionais que pensam que o branding é ineficaz, que os anúncios são caros e servem apenas para empresas do varejo, o consultor sugere que os investimentos com outras atividades de comunicação sejam analisados. Será que o valor obtido é compatível ao investimento? Ou então, novas estratégias de promoção da marca são necessárias?
———
Back